DIA 6 – Psicologia e cores, Teste das Cores #desafio30psicologia

Olá, como vão todos? Aproveite o feriado para descansar, mas aqui estamos nós, com mais um post. Hoje vamos falar um pouco sobre cores, como o teste das cores pode ser interpretado e quais são os aspectos gerais analisado nesses testes.

Nas minhas pesquisas vi que existem diversas teorias sobre cores, dentro e fora da psicologia. Ela é usada em entrevistas de empregos para analisar o estado mental de uma pessoa, no marketing para passar a emoção certa e também na própria psicologia para definir características mentais, morais e até para termos uma ideia das influências dessa pessoa. Aqui vamos focar em formas de construir personagens de acordo com as cores predominantes na vida desses personagens.

Teste das cores de Lüscher

Gostaria de começar essa serie de posts pelo teste das cores, um das primeiras formas usadas para analisar a psique humana. Esse teste analisa nossa personalidade a partir da interpretação de estímulos visuais, ou seja, a partir da escolha de certas cores, composto por um questionário e, de acordo com as cores que preferimos, temos uma personalidade e um estilo de lidar com as situações.

Como funciona o teste das cores de Lüscher?

O teste de Lüscher se baseia em escolher entre uma série de oito cores, as organizando conforme a preferência da pessoa. Essa ordem deve ser feita duas vezes. Se a ordem for a mesma na segunda vez, isso pode indicar uma rigidez ou uma personalidade mais severa. Em seguida se dá a análise das cores levando em conta a ordem das cores, as definindo em cores positivas e negativas.

Aqui um dos testes que eu encontrei: x

Ou podemos ver a cartela de cores abaixo:

 

Organize as cores que você vê na imagem de acordo com a sua preferência pessoal. 

Interpretação das cores positivas

Azul

  • Se essa cor estiver nas primeiras posições significa que você tem desejos de equilíbrio e harmonia.
  • Se a cor ocupar o terceiro ou quarto lugar, significa que esses desejos já foram alcançados.
  • Se a cor aparecer em posições mais para o fim da lista, pode significar uma impossibilidade de alcançar harmonia ou até mesmo uma repressão do desejo de alcançá-la.

Vermelho

  • Se o vermelho estiver na primeira ou segunda posições pode ser um sinal de grandes desejos de atividade, ou seja, do que deseja fazer com sua vida.
  • Se essa cor estiver no terceiro ou quarto lugar significa que a sua atividade é efetiva, ou seja, você está fazendo tudo o que deseja no momento.
  • Se a cor estiver na quinta ou sexta colocação, é possível que sua atividade esteja estacionada.
  • Finalmente, se a cor da paixão estiver no sétimo ou oitavo lugar, provavelmente você está negando os desejos sobre o que queria estar fazendo.

Amarelo

  • Amarelo é a cor do otimismo. Por isso, quanto melhor posicionada estiver a cor sua maneira de enfrentar problemas será mais alegre e orientada à eficiência.

Verde

  • Segundo Lüscher, o verde está relacionado à autoformação, ou seja, quanto mais alto na sua ordem estiver essa cor, melhor adaptado você está com o seu redor.
  • Por outro lado, se o verde ocupar a sétima ou oitava posição, é possível que você tenha problemas relacionados à dependência em relação a outras pessoas.

Interpretação das cores negativas

Agora leia o significado de cada cor “negativa” e veja qual é a importância de cada uma delas de acordo com a ordem feita por você para analisar sua personalidade no teste psicológico das cores. Segundo Lüscher, essas cores não deveriam ser escolhidas como as primeiras opções já que podem indicar problemas ou estilos de enfrentamento negativos.

Preto

  • Se o preto ocupar o primeiro lugar é sinal que você tem desejos de agressividade e enfrentamento.
  • Se você decidiu colocar o preto na terceira ou quarta posição, é provável que você já esteja exercendo essa agressividade nesse momento da vida.
  • Por outro lado, se você colocou a cor em posições mais baixas, isso pode significar uma agressividade reprimida (quarta ou quinta posições) ou rejeição da mesma (sétima ou oitava).

Roxo

  • O roxo é um pouco difícil de se analisar corretamente. Se você colocou a cor nos primeiro ou segundo lugares em sua ordem, isso pode refletir uma grande vaidade.
  • No entanto, se você colocou o roxo algumas posições mais para baixo, isso é um sinal de grande sensibilidade.
  • Se o roxo estiver na quinta ou sexta posição você provavelmente tem muita empatia. Mas se a cor estiver no final da sua ordem, isso pode significar uma empatia escassa.

Marrom

  • O marrom está relacionado aos desejos de satisfazer as necessidades corporais. Por isso, quanto mais baixa for sua colocação na lista, maior a repressão e até rejeição a suas necessidades biológicas.

Cinza

  • O cinza é a cor da neutralidade. Se ela ocupa os primeiro ou segundo lugares na sua lista, isso significa que você tem grandes desejos de neutralidade.
  • Se o cinza está na terceira ou quarta colocação, isso pode ser um indício de que você já alcançou sua neutralidade.
  • Já se a cor estiver nas últimas posições, isso pode significar que você está reprimindo (quinta ou sexta colocações) ou até rejeitando (sétima ou oitava) a neutralidade.

OBS: Tirado do site https://br.psicologia-online.com/teste-das-cores-de-luscher-como-funciona-e-interpretacao-24.html

Cores favoritas

Já nesse site, encontrei uma descrição bem mais interessante de personalidade.

Verde

Personalidade: A preferência pelo verde mostra que a pessoa é um ótimo ouvinte que nunca está ocupado para ajudar um amigo em necessidade. Mas a sua capacidade de colocar-se no lugar de outras pessoas é o seu verdadeiro dom. E embora você pareça inocente, por vezes, a sua curiosidade natural e a sua compreensão sobre o que faz as pessoas mexer faz de você do que você parece.

Preto

Personalidade: Uma afinidade por preto indica que você é ferozmente leal, empenhado em todos os seus relacionamentos e extremamente disciplinado sobre alcançar objetivos. Amantes de preto tendem a ser pessoas emocionais e, muitas vezes, tomam decisões baseadas em sentimentos, em vez de lógica.

Branco ou creme

Personalidade: aqueles que curtem branco estão dispostos a experimentar muitas coisas novas e procurar o inexplorado. Você atrai muitos tipos diferentes de pessoas e de aventuras, mas toda esta ação pode colocá-la em problemas. A melhor estratégia: controle suas expectativas, limitando-se a desejos e metas que você tem certeza que pode alcançar.

Vermelho

Personalidade: Uma paixão pelo vermelho anuncia alto e claro que uma mulher é uma agitadora, que não faz nada pela metade. Direta e prática com uma ideia clara do que você quer, você permiti que outros saibam exatamente onde eles estão e estabelece limites. Dizer “não” não é um problema para você. Como resultado, as pessoas respeitam e escutam quando você fala. Pode, contudo, tornar-se impaciente com “ineficiências” dos outros.

Amarelo

Personalidade: Um gosto por amarelo sugere que você é um otimista que aceita as pessoas como eles são, e você gosta de fazer com que todos se sintam bem. Tal como outras pessoas que amam o amarelo, você tende a alarga-se sem esperar nada em troca, mas você não aceita tão facilmente a bondade e por isso é difícil para os outros a fazer coisas agradáveis para você.

Rosa

Personalidade: Uma preferência por cor rosa vem com uma verdadeira preocupação pelos os outros. Faz você aparecer angelical – que é sua grande força. Mas você precisa de apreço pelas suas ações, a fim de avançar na vida.

Ouro e Bronze

Personalidade: Mulheres atraídas por dourado não são o tipo de sentar-se e deixar que o mundo passe por elas. Você tem grandes esperanças, sonhos e ambições, e você desfruta a vida ao máximo. Mas a sua paixão também pode ser a sua queda, uma vez que você peca por excesso no calendário e, como resultado, sentem-se estressado e às vezes sobrecarregado.

Prata

Personalidade: Prata como cor favorita indica que uma mulher está procurando compreender melhor o seu sentimento mais profundo. Você quer estar imersa em seus próprios pensamentos, longe do mundo ocupado. Introspectivo por natureza, você pergunta-se perguntas pesadas como: “Qual é o meu lucro emocional desta ação?” e “Ir por esta via pode ser uma viagem apaixonante?”

Azul

Personalidade: otimista e sonhador, quem gosta de azul ignora pequenas falhas e bloqueios, dão aos outros o benefício da dúvida, e vêem o lado ensolarado da vida. Você cria uma presença positiva, otimista que mantém os outros a sua volta andando para a frente. No amor, o seu foco sobre o positivo pode torná-lo ingênuo. Pode levar um tempo longo – talvez muito longo – a ver as deficiências de seu amado.

Escolha sua cor principal

Segundo a Sadka, cores primárias – amarelo, azul e vermelho – nos fornece energia. Sua cor primária favorita revela muito sobre a sua abordagem à vida, enquanto a menos favorita indica as questões que você tenta evitar. Aqui está, vista do que as suas preferências – em combinações diversas cores – revelam sobre você:

Sua favorita: Amarelo
Sua menos favorita: Vermelho

O que isto diz sobre você: Você tem um jeito de ver as o ponto de vista das outras pessoas. Mas essa empatia pode ser um obstáculo quando você deixar outras necessidades impedi-lo de tomar as melhores decisões para si mesmo.

Sua favorita: Amarelo
Sua menos favorita: Azul

O que isto diz sobre você: sua capacidade de ver o quadro todo permite que você indique o que está faltando, ajudando a transformar fracasso em sucesso. Mas esquecer detalhes é o seu maior obstáculo.

Sua favorita: Azul
Sua menos favorita: Amarelo

O que isto diz sobre você: Você é um grande estrategista, que pode planejar com imaginação. O problema? O que você acha que precisa, muitas vezes difere do que você realmente precisa. A chave para o seu sucesso é ser mais prático na fase de planejamento.

Sua favorita: Azul
Sua menos favorita: Vermelho

O que isto diz sobre você: Você tem uma rara capacidade de ver as possibilidades de suas metas, bem como as limitações. Mas a dificuldade em expressar-se pode evitar que você reúna o apoio de que você precisa para alcançar seus sonhos.

Sua favorita: Vermelho
Sua menos favorita: Amarelo

O que isto diz sobre você: Você é um perfeccionista com um olho para ver o que não está funcionando. Mas quando você se sente oprimido, você vê o seu caminho como o único caminho. Lembre-se de ouvir outras pessoas, e você vai encontrar suas respostas.

Sua favorita: Vermelho
Sua menos favorita: Azul

O que isto diz sobre você: Seu talento para avaliar situações pode ficar perdido nas especificidades de uma tarefa. Ficar focado no seu objetivo global – e não sobre os aspectos técnicos – vai mantê-lo no caminho.

Conhecendo Sua Personalidade e Estado Emocional

Encontrei outro site que também nos dá definições interessantes sobre personalidade e emoções.

Cinza

A cor cinza é completamente livre de estímulos e tendências psicológicas e, por isso, sinaliza frieza emocional. Quem a escolhe na primeira posição deseja permanecer livre de envolvimentos emocionais. Já aquele que a escolhe nas últimas posições, quer exatamente o contrário e demonstra que precisa se envolver e não tem medo de se comprometer.

Azul

O azul representa profundidade das emoções e preocupação com o ego. É uma cor que denota conservadorismo e indica uma preferência pelo que é conhecido. A pessoa que escolhe azul na primeira posição quer equilíbrio emocional, harmonia, contentamento e paz de espírito. Quem deixa essa cor nas últimas colocações, talvez esteja em busca de emoções, de sair da mesmice.

O verde se expressa psicologicamente como a vontade de agir, resistir e perseverar. Escolher essa cor em primeiro lugar significa uma grande necessidade de controlar as coisas. Por outro lado, deixá-la para o fim pode significar um desejo de paz, de se libertar das cobranças para se manter em um determinado patamar.

Laranja

O laranja representa força de vontade e emoções fortes, desejo de obter bons resultados, ter sucesso e de vivenciar atividades que tragam experiências ricas. A pessoa que rejeita a cor laranja pode estar em um estado de superestimulação, ficando facilmente irritada, seja porque lhe falta energia ou porque se sente sobrecarregada com tantos estímulos ao seu redor.

Amarelo

O amarelo representa a espontaneidade e a preocupação com os outros. É o símbolo da alegria, do alívio de problemas e restrições. Quando a cor é escolhida na primeira posição, indica um desejo de tranquilidade e esperança ou expectativa de maior felicidade, e sugere alguns conflitos que precisam ser resolvidos. Rejeitar o amarelo pode significar que o indivíduo está em busca de uma vida mais segura e sem riscos.

Violeta

A pessoa que dá preferência para o violeta, deseja uma relação mágica com a realidade. Ela quer abolir a diferença entre sujeito e objeto, entre a causa e o efeito e tornar o seu mundo mágico e intuitivo. Ela sente que tudo o que pode ser imaginado e sonhado também é uma forma de realidade. Aqueles que deixam essa cor por último rejeitam esse tipo de visão e têm uma necessidade de algo mais realista.

Marrom

O marrom representa a sensibilidade física, escolhê-la nas primeiras colocações pode ser uma pista de que a pessoa está sentindo algum desconforto em seu corpo, que pode estar relacionado a algum problema de saúde. Aqueles que escolhem essa cor em último lugar podem estar querendo passar uma imagem de força para os demais, como se não precisassem de cuidados básicos de bem-estar, como se alimentar bem, descansar, enfim, cuidar de si.

Preto

O preto representa o limite absoluto da vida, quando uma pessoa o escolhe, demonstra que está rejeitando tudo em um protesto contra uma situação que considera sem esperança. Já quando a cor preta é deixada por último, demonstra um comportamento mais psicologicamente equilibrado e representa um desejo de não rejeitar nada e manter o controle de suas próprias ações.

Para encerrar, trago mais um teste. De acordo com personalidade o resultado é a cor que mais te representa, aqui x. Qual cor você daria a seu personagem? A maioria dos meus tem uma mistura predominante. Preto e Azul sempre estão lá, vermelho com toda a certeza, as vezes um verde, embora eu tente trazer mais roxo para a vida deles.

Até a próxima,

Ana.

FONTE

https://br.psicologia-online.com/teste-das-cores-de-luscher-como-funciona-e-interpretacao-24.html

https://www.bne.com.br/Utilitarios/Cores/default.asp

https://www.fasdapsicanalise.com.br/sua-cor-preferida-revela-como-voce-e-veja-aqui/

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/teste-das-cores-conhecendo-sua-personalidade-e-estado-emocional/

https://www.refletirpararefletir.com.br/testes/teste-qual-cor-representa-a-sua-personalidade

2 comentários em “DIA 6 – Psicologia e cores, Teste das Cores #desafio30psicologia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s